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Da instrução das primeiras letras no tempo do Império à conquista do ensino superior nos anos dourados

 

Caçador: UnC / Museu do Contestado, 2002.  142 p.

Ensaio que visa contribuir para os estudos sobre a História da Educação Escolar no Centro-Oeste do Estado de Santa Catarina, mais especificamente na Região do Contestado, área de abrangência da Universidade do Contestado – UnC e da Universidade do Oeste Catarinense – UNOESC, que envolve 60 municípios e cerca de 800 mil habitantes, alcançando, também, parte das áreas de abrangências da Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC e da Universidade Regional de Chapecó – UNOCHAPECÓ. O historiador Nilson Thomé descreve os fenômenos mais marcantes do processo histórico-educacional estadual e regional, relacionado com seus municípios, dentro do tempo histórico que delimita como sendo “da instrução das primeira letras no tempo do Império à conquista do ensino superior nos anos dourados”. O corpo deste trabalho contém partes produzidas pelo autor para a sua dissertação de Mestrado em Educação na UnC, mais uma versão ampliada da “revisão da literatura” ou “estado da arte” do seu projeto de pesquisa para doutoramento na UNICAMP, apresentado em 2001, adicionado de uma coletânea de textos de História Regional que produziu recentemente. Os capítulos deste livro são tidos como “notas” para a História da Educação Escolar no Contestado e, não, a História desenvolvida. O autor promete construir, proximamente, uma versão mais ampliada sobre esta temática, esperando que, por enquanto e até 2006, este ensaio sirva como fonte e referência aos estudiosos da História da Educação Regional.

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