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Caçador: Fearpe, 1986. 84 p.

 

Livro de cabeceira dos militares do Exército Brasileiro, apaixonados pela aviação, esta obra de Nilson Thomé narra a participação da aeronáutica na Guerra do Contestado e rende homenagem especial ao Tenente do Exército, Ricardo João Kirk, a primeira vítima da aviação militar brasileira, que pagou com a vida pelo pioneirismo na utilização de aviões em operações de guerra no Brasil. O emprego da aviação em combates do Contestado era um tema que vinha desafiando os historiadores. As ligeiras menções da participação, em 1914, da incipiente aeronáutica, até então publicadas, constituíam uma dívida de honra a ser resgatada, com a divulgação de um trabalho mais amplo e abrangente sobre o assunto. Em 1985, Nilson Thomé apresentou “Réquiem para Kirk”, como contribuição ao estudo da História da Aviação Militar no Contestado – e no Brasil – resultado de mais uma pesquisa científica realizada sobre este acontecimento. A obra mostra as ligações entre Santos Dumont e Ricardo Kirk, pertencentes à mesma geração de pioneiros da aviação mundial. Trata dos primórdios da aviação militar brasileira, da vida e obra do piloto homenageado, do chamamento à aviação para participar da Guerra do Contestado e da epopéia da construção dos primeiros aeroportos em Santa Catarina. As últimas partes são dedicadas ao acidente que vitimou Ricardo Kirk, na linha de divisa entre Paraná e Santa Catarina, com destaque para os detalhes da tragédia. Fundamentada em documentos primários, originais e oficiais, a monografia coloca um ponto final em muitas distorções e controvérsias sobre este fato, que marcou o pioneirismo do emprego de aviões em operações de guerra no Brasil, por parte da Arma do Exército, antes, pois, da criação da Arma da Aeronáutica.

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