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1ª edição: Caçador: Universal, 1980. 156 p.

2ª edição: Florianópolis: Lunardelli, 1983. 198 p.

 

Primeiro grande trabalho de alta relevância de Nilson Thomé para a historiografia brasileira, o “Trem de Ferro” é uma das obras mais referenciadas na História Ferroviária do Brasil, por contemplar, pela primeira vez, um estudo sobre a construção da Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande - EFSPRG, que rasgou o Território Contestado entre o Paraná e Santa Catarina, de 1906 a 1910, margeando o Vale do Rio do Peixe para completar a ligação entre União da Vitória, no Rio Iguaçu, e Marcelino Ramos, no Rio Uruguai. A epopéia da construção desta ferrovia, destinada a interligar o Sul do Brasil pelo interior, entre Itararé (SP) e Santa Maria (RS), é o tema central da obra, que inicia com a abordagem dos primórdios dos transportes ferroviários no Brasil, passa pelos acontecimentos da Guerra do Contestado e adentra no povoamento da Região do Contestado, revelando detalhes das circunstâncias da ocupação das terras e dos processos de colonização. Há destaque para a construção do chamado “Ramal de São Francisco”, entre Porto União e o porto marítimo de São Francisco do Sul, um trecho da projetada “Ferrovia Transparaguaia”, inicialmente projetada para ligar Assunção, Capital do Paraguai, ao Oceano Atlântico. O estudo contempla também a figura de Percival Farquhar e do seu império econômico na América Latina e no Brasil, alcançando a holding Brazil Railway Company, empresa de investidores estrangeiros que assumiu a construção e dirigiu a EFSPRG até sua encampação pelo Governo Federal. Neste livro, Nilson Thomé mostrou como encontrou dados nos arquivos públicos do Rio de janeiro, de Brasília e de Curitiba, expondo, de forma pioneira, documentos, mapas, plantas, dezenas de fotografias da época da construção da estrada-de-ferro, que resgatou em sua pesquisa.

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